06
Jan
10

“‘Watchmen’ revela a proximidade dos quadrinhos com a literatura” – Ilustrada, Novembro de 1988

Clique para ler a matéria

Um dos momentos mais aguardados de 1988 finalmente chegava: o lançamento de Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons pela Abril, numa mini-série em 6 edições (cada número reunia 2 capítulos da série, publicada originalmente nos EUA em 12 edições). Na primeira página do caderno Ilustrada, da Folha de São Paulo de 15 de Novembro de 88, André Forastieri analisa a obra, e Marcos Smirkoff faz uma apanhado geral do amadurecimento da HQ americana durante os anos 80.

Reparem na nota do lado direito da página, que previa uma versão cinematográfica de Watchmen para o ano seguinte, 1989. Uma previsão que levou apenas mais 20 anos para se realizar…


12 Responses to ““‘Watchmen’ revela a proximidade dos quadrinhos com a literatura” – Ilustrada, Novembro de 1988”


  1. January 12, 2010 at 10:05 am

    Que idéia bacana Rogério. Adorava ler essas matérias. Cheguei a fazer a mesma coisa, recortar e guardar as notícias como um arquivo pessoal. Infelizmente, em um momento infeliz me desfiz de quase tudo. Parabéns pela iniciativa. Espero que você tenha a do Estadão no lançamento da mini-séria “Batman – O cavaleiro das Trevas”. Foi capa do Caderno 2. Abraços.

    • January 12, 2010 at 7:12 pm

      Obrigado pelo apoio, Adailto. É uma pena que você não possui mais esse arquivo, mas se por acaso encontrar alguma matéria dessa época, este espaço está aberto a colaborações.
      Infelizmente não tenho nenhum artigo sobre o primeiro lançamento do Cavaleiro das Trevas, apesar desse ser meio que o “marco zero” da época que eu escolhi abordar.

      • January 14, 2010 at 1:51 am

        Ainda tenho algumas matérias dessa época. Infelizmente, alguns são Xerox e não estão com a qualidade muito boa, embora o texto esteja legível, como por exemplo uma entrevista que o Frank Miller deu para a Revista BIZZ na época do lançamento do “Batman – O Cavaleiro das Trevas”. Outro problema é que não tenho as datas que as matérias foram publicadas. Se você quiser, posso estar enviando algumas amostras para você avaliar. Se interessar, me informe um e-mail para enviar esses arquivos. Se achar válido posso escanear o restante.

      • January 14, 2010 at 5:42 pm

        Adailto
        Pode enviar o que você achar interessante pro endereço rmarmos@uol.com.br.
        Eu também tenho várias matérias sem data, e nesses casos eu tento deduzir pela época em que a referida HQ foi publicada, ou pelo que tem no verso do recorte do jornal – por exemplo, quando tal novela estava sendo exibida, ou quando aquele filme estreou etc…
        Obrigado!

  2. January 12, 2010 at 10:53 pm

    Caro Rogério, acabei de mandar três e-mails com o material que tenho (só não mandei uns recortes de matérias bem pequenas, uns quatro ou cinco). São 25 recortes, compreendendo entre 1987 e 1995, com um único de 2000. Possivelmente você tem muito do que mandei, mas o que não tiver e interessar é só avisar, que eu mando completo, em resolução maior e com uma foto mais bem produzida — ou escaneado, nos casos em que o recorte couber no meu scanner.

  3. 6 Eduardo Lorenzo
    January 13, 2010 at 12:09 am

    Prezado Rogério,

    Meus mais sinceros parabéns pela iniciativa. Esse é um pedacinho da história que merece mesmo ser preservado. Lembro com muito carinho dessa época em que esperava ansiosamente a Ilustrada toda segunda-feira só para ler as resenhas de feras como André Forastieri e Rogério Campos.

    Tenho várias dessas edições guardadas até hoje e sempre quis scanneá-las para garantir que sobrevissem ao tempo, mas nunca vi um scanner que pudesse fazer isso adequadamente.

    Aliás, que tipo de equipamento vc utilizou?

    Gostaria de colaborar com o site, mas resido em Salvador-BA…

  4. 7 Marcel Souza
    January 13, 2010 at 4:00 pm

    Rogério, parabéns mesmo pela iniciativa. Isso aqui é uma verdadeira máquina do tempo! Me lembrei daquela época em que a gente só conseguia acompanhar as novidades dos quadrinhos por meio do jornal, não tinha internet nem nada! E olha só, bem nessa épcoa saíam Watchmen, Cavaleiro das Trevas, Coleção Graphic Novel, Animal, V de Vingança, etc, etc, etc… Por mais que hoje o mercado brasileiro tenha evoluído e a quantidade de títulos e estilos é bem maior, eu acho que nunca teremos época como esses fins de anos 80.

    Devo ter algumas matérias refentes ao Cavaleiro das Trevas que saíram no Caderno 2, eu tentava colecioná-las também. Se conseguir te mando por email.

    1 abraço!

    • January 14, 2010 at 5:52 pm

      Obrigado pela força, Marcel. Você tem razão, grande parte da importância dessas matérias vinha do fato de que para a maioria de nós elas eram o único canal de informação sobre o assunto. E também por elas serem escritas por gente que entendia e se interessava por HQ.
      Se você puder enviar algum material como colaboração seria ótimo!

  5. 9 Eduardo Lorenzo
    January 14, 2010 at 3:40 pm

    E aí, Rogério qual modelo de scanner vc usa para digitalizar os jornais?

    • January 14, 2010 at 5:36 pm

      Fala Eduardo, obrigado pelo incentivo. Na verdade o que eu uso nada mais é do que o scanner A4 de uma multifuncional Epson que temos em casa. As matérias de página inteira têm que ser escaneadas em 4 partes, e remontadas no Photoshop… Por isso que o ritmo da postagem aqui tá meio lento!
      Seria ótimo se você pudesse contribuir com alguns dos artigos que você possui. Se quiser me mandar as partes escaneadas separadamente, eu mesmo posso juntar os pedaços.
      Valeu!

  6. 11 Zigmeister
    March 9, 2013 at 12:14 pm

    Foi exatamente essa matéria que me fez o consumidor contumaz de quadrinhos hoje. Valeu pelo post!

    • March 12, 2013 at 11:01 am

      Obrigado! Infelizmente, como você pode ver esse blog está em hibernação há mais de 2 anos. Mas é bom saber que ainda é capaz de atrair a atenção de alguém por aí…


Leave a Reply

