08
Feb
10

O Sombra

Outro personagem clássico que passou por uma revitalização nos anos 80 foi O Sombra, veterano dos pulps e programas de rádio da década de 30, influência assumida sobre Bob Kane e Bill Finger na criação do Batman.

Em 1986 Howard Chaykin, então um dos autores de maior prestígio da HQ norte-americana, produziu uma mini-série em que trazia o Sombra para o presente, quer dizer, para a década de 80, adicionando ao personagem as altas doses de cinismo, violência e sacanagem que caracterizavam seus trabalhos mais autorais, como American Flagg!, TimeSquare a polêmica Black Kiss.

Essa mini-série foi publicada no Brasil em 1987, como material de apoio dentro do novo título mensal do Batman, da editora Abril, o mesmo que trazia a série Ano Um, de Frank Miller e David Mazzucchelli.

Após a repaginada efetuada por Chaykin o Sombra voltou a possuir uma revista própria nos EUA, com roteiros de Andrew Helfer e arte de Bill Sienkiewicz e, posteriormente, de Kyle Baker. Essas histórias também foram publicadas pela Abril na revista Batman, além de uma mini-série própria em 1989.

A versão moderna do Sombra acabou não emplacando nos EUA, em parte por desagradar os fãs puristas do personagem em sua encarnação original. O título mensal foi cancelado e substituido por outro intitulado The Shadow Strikes, em que o roteirista Gerard Jones e o artista Eduardo Barreto traziam o personagem de volta à sua ambientação noir tradicional, nos anos 30. Essas histórias foram publicadas pela Abril na revista mensal Os Caçadores, entre 1990 e 1991.

Após o impacto relativamente modesto do filme estrelado por Alec Baldwin, em 1994, o personagem gradualmente voltou à obscuridade, com uma última série de quadrinhos publicada pela Dark Horse em 1995.

Clique para ler a matéria

Clique para ler a matéria


8 Responses to “O Sombra”


  1. February 8, 2010 at 7:19 pm

    Confesso que nuuunca fui muito fã do Sombra (até achava meio sacal o fato dos assistentes deles fazerem toda a investigação e ele chegar praticamente só no final, para meter bala nos canalhas…mas que a série de Helfer & Baker era bem divertida, não dá para negar!

    Hm…Rogério? O link da segunda matéria (“Ano do Morcego continua etc etc”) não tá funcionando, ou meu micro tá com síndrome de segunda-feira, e não quer acessar?

    Abraço!

  2. February 8, 2010 at 10:09 pm

    Estranho… daqui do trampo o link tá funcionando normalmente. O problema continua por aí?

  3. February 9, 2010 at 10:52 am

    Agora está ok; acho que eu estava tentando ler enquanto vc estava postando, sei lá…rsrs
    Tem mais hoje?

  4. February 9, 2010 at 11:58 am

    Também nunca fui muito fã do Sombra, mas essa sequência de histórias com Howard Chaykin, Bill Sienkiewicz (nos bons tempos quando ainda desenhava quadrinhos com qualidade e não tinha deixado as cores computadorizadas dominarem e estragarem seu trabalho) e Kyle Baker (outro artista que tinha um estilo que adorava) eram de encher os olhos. Alô Panini, que tal republicar essas histórias?

  5. February 9, 2010 at 5:26 pm

    Taí uma ótima sugestão pra Panini, Adailto. Seria legal ler essas histórias num formato decente, já que com exceção da graphic novel 1941 e a série publicada n’Os Caçadores, esse material só saiu aqui em formatinho.
    Nasir, hoje vou ficar devendo… Trabalhei até tarde ontem e não deu pra escanear mais nada. Acho que vou ter que arrumar um estagiário!

  6. 6 Cândido
    September 19, 2011 at 3:39 pm

    Apóio totalmente uma replubicação pela PANINI. É um material de excelente qualidade. Muito melhor que a maioria do que vem sendo publicado atualmente.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: