26
Dec
10

o natal dos independentes – ilustrada, dezembro de 1989

Ilustrada, Natal 1989

Clique para ler a matéria

::

O dia 25 em si já passou, mas não poderíamos deixar de celebrar o primeiro Natal deste blog com uma página da Ilustrada de (quase) exatamente 21 anos atrás. Em 25 de Dezembro de 1989 o destaque ia para duas publicações independentes que prometiam “esquentar o mercado em 90”: a Animal, já em seu nº 8, e a estreante Porrada! Special, da editora Vidente.

A Animal, segundo o autor do texto, André Forastieri, era então a “melhor revista em quadrinhos do Brasil”, ponto. De fato, naquele final de ano eles aprontaram uma edição matadora, com grandes autores europeus como Pazienza, Vuillemin, Abulí e Max, além dos brasileiros Pavanelli, Adão e Jaca.

Além da VHD Diffusion, outras editoras prometiam alternativas à hegemonia Abril/Globo na nova década: a Best News, com títulos como Concreto e Ken Parker; a tradicional Martins Fontes, que passava a investir em edições em formatinho de seu catálogo europeu; e a Vidente, que estreava uma antologia que prometia concorrer em pé de igualdade com a Animal: a Porrada! Special. Com uma ênfase maior no erotismo e um amplo espaço para autores brasileiros e latino-americanos, o título durou 12 números, sendo o último lançado em 1992.


3 Responses to “o natal dos independentes – ilustrada, dezembro de 1989”


  1. 1 Adailto
    December 26, 2010 at 10:02 pm

    Fala Rogério.

    Ainda tenho na minha coleção algumas resvistas Animal (incluíndo essa de Natal)e Porrada! Special, mas confesso que nunca consegui gostar delas. Não discuto a qualidade do material, simplesmente não achava graça.
    Para não falar que não gostava de nada, a arte de Tanino Liberatore em Ranxerox era deslumbrante.

    Abraço

  2. 2 Marcel Souza
    January 6, 2011 at 5:54 pm

    AÊ!!! Achei que o blog tinha sido abandonado! Obrigado pela volta!!!

  3. November 15, 2013 at 12:09 am

    We appreciate you other sorts of spectacular post. The location altogether different could any one obtain that type of facts in this particular great way of publishing? I get a display up coming few days, using this program . about the look for such info.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: